sábado, 21 de agosto de 2010

Bruxaria, Magia e Feitiçaria Por Mile Black








Desde muito pequenos ouvimos histórias em que as bruxas são mulheres feias, narigudas e corcundas, ou muito bonitas e sedutoras, mas sempre muito más. Elas vendem a alma ao diabo, roubam criancinhas, distribuem maçãs envenenadas e tomam sopa de morcego no jantar.
Nada disso. Uma bruxa é uma pessoa comum como eu ou você. Não existe uma característica que identifique fisicamente uma bruxa. Uma bruxa é uma pessoa que ama a natureza, domina o conhecimento das ervas, adora a vida em todas as suas formas, reza para os Deuses esquecidos, vinga-se quando é ofendida, mas está sempre pronta para perdoar e é sábia e consciente de sua magia. Na antiga religião a bruxa era uma sacerdotisa, adoradora da Deusa Grande Mãe. Em sua vida dedicava-se a desenvolver e aprender a usar os seus poderes. Eram vistas como adoradoras do Demônio, por isso foram queimadas durante a Inquisição. 
A Bruxaria é uma religião positiva que busca o equilíbrio dos opostos e a harmonia entre o Homem e a Natureza. Em geral o bruxo crê em duas entidades principais (digo em geral porque nem todas as religiões são assim): A Grande Mãe, criadora de todas as coisas, princípio feminino do poder representada pela Lua; e o Deus Cornífero, representado pelo Sol, o grande Pai semeador da vida e senhor da morte, o principio masculino. Esses Deuses não vivem em um céu distante, mas entre nós, dentro de nós. É importante destacar que não existe adoração do Diabo, já que a Bruxaria existe muiitooo antes do Cristianismo. Não adianta fazer cara feia. Todos nós temos um pouco de bruxo dentro da gente. Ou vai me dizer que você nunca fez um chá ou tomou um banho de sal grosso??? A Bruxaria moderna é baseada na Magia natural, não inclui maldições ou pragas. Nós não matamos ovelhinhas indefesas.
O Bruxo tem algumas obrigações, entre elas, comemorar as estações do ano (os Sabbaths) e os ciclos da Lua (os Esbats). Os bruxos fazem feitiços recorrendo à natureza para resolver os problemas práticos da vida, (não como os de Harry, aquilo é ficção) e eles funcionam sim. Eles podem ser usados para o bem ou para o mal. O termo "Magia Negra/Branca" são usados errado. A Energia Magia não tem cor. O bruxo é que a usa negativa ou positivamente. A maldade ou bondade não se encontra na Magia, e sim no Bruxo.
Chama-se Magia os feitiços e os encantamentos. Para toda magia feita, existe uma lei chamada "Lei do Triplo Retorno", que diz que toda feitiçaria feita para o bem ou para o mal retornará à pessoa que a enviou três vezes mais forte. Por isso que não é recomendado o uso da Magia para o mal.
Todo bruxo possui um livro chamado Livro das sombras, que é o seu Diário Mágico. Nele ele anota seus feitiços, poções, encantamentos, rituais e tudo que diz respeito à sua vida mágica. Além desse, os outros instrumentos como incensos, cristais, espadas e punhais, velas, etc. Mais adiante falaremos deles.
Existem vários ramos da Bruxaria. Quando eu comecei a estudar Magia e Bruxaria por conta própria (isso mesmo, acreditem!! Mile Black é uma Bruxa de verdade) eu me interessei e passei a me dedicar mais à Wicca, e é sobre ela que vou falar um pouco.
A Wicca surgiu de uma mistura da cultura Celta com a dos povos europeus que tiveram seus territórios invadidos por eles. Nesta cultura, a mulher tinha a mesma importância que o homem tem em nossa sociedade, daí vem a idéia da Grande Mãe. Na idade Média, a religião wiccana, assim como outros tipos de bruxaria foram perseguidos pelos católicos. Como o conhecimento era passado oralmente e não escrito em livros, muito se perdeu, por isso não se diz que a Wicca de hoje é a mesma de séculos atrás.
O principio dos deuses na Wicca são a Grande Mãe (Deusa tríplice) e o Deus Cornífero. A Grande Mãe é o útero de toda a criação, e se mostra com três faces: a Virgem, a Mãe e a Velha sábia (nossa bruxa de conto de fadas, lembra??).
Na Wicca pratica-se várias formas de Alta Magia, buscando a cura psíquica, física e espiritual e ritos para a harmonia e felicidade pessoal marcados pelas fases da lua e estações do ano de que já falei. Aqui, estudamos e adoramos a natureza e procuramos conscientizar os outros de sua importância. Tem-se o direito de agir, desde que não se prejudique ninguém. 
Mais uma vez eu repito: a bruxaria consiste em estar em harmonia com a natureza e levar uma vida saudável e feliz. Que terror há nisso???
Os bruxos se juntam em verdadeiras famílias chamadas Covens, geralmente com 13 pessoas. Juntos é que eles efetuam os seus rituais. Adora-se os 4 elementais: Terra (representada pelo cristal), Água, Fogo (vela) e Ar (incenso). 
Na bruxaria, usa-se o Caldeirão para preparar feitiços, poções e prática de rituais, como queima de objetos; temos também o Cálice, para beber o vinho e está ligado à água. O Punhal, chamado Athame representa a energia masculina, e é usado para abrir círculos em rituais. A Vassoura é a amiga das bruxas. Todas têm uma. Ela é usada para limpar os locais de ritual, como se fizéssemos uma purificação. O mito de "voar" nas vassouras, vem de um ritual onde as bruxas correm pelos campos semeados montadas nelas e pulando o mais alto possível para que as plantas cresçam fortes. A Varinha está ligada ao fogo simbolizando o poder, e é usada para desenhar símbolos mágicos nos círculos de rituais.  fonte:http://www.lidora.info/pontasealmofadinha

Nenhum comentário: