sábado, 21 de agosto de 2010

Ser uma bruxa....

Muitas pessoas confundem Wicca com Bruxaria, o que é um equívoco comum. Não é a mesma coisa, na verdade, ao meu ver a wicca ajuda muito, hoje em dia, dependendo, pois as informções para quem gosta de ler estão muito mais acessíveis... mas a bruxaria pode sim exigir estudo e dedicação, mas a simplicidade e a intuição, a forma de ver a a natureza e seus ciclos, traz consigo bruxos natos, que sem teoria e mistificação nenhuma são os verdadeiros bruxos...
... daí vem tb a relação de tantos bruxos estarem diretamente ligados a trabalhos sociais e principalmente ligados a meio ambiente, ecologia, etc.... se observarmos bem, isso é muito frequente, já existem inclusive os que denominam-se ecobruxos, o que é uma redundância!!!!

- a Bruxaria é o ofício da magia natura 
- as bruxas vêem a Natureza como sagrado
- as bruxas buscam o desenvolvimento pessoal
- a bruxaria não é uma religião

Por quê? Porque nunca foi nem nunca será unificada. Todos esses atributos acima podem ser vistos em culturas diversas ao redor do mundo, desde tempos imemoráveis. Desde a pré-história, se querem saber, existe bruxaria.


Bruxaria não é religião, é religiosidade.


Só que é óbvio que a bruxaria pré-histórica não é igual à bruxaria africana, ou à bruxaria medieval, ou à bruxaria italiana, ou à bruxaria irlandesa, dentre tantas outras. Sim, também temos bruxaria praticada no Brasil pelos índios, assim como a bruxaria maia, asteca, enfim… Em cada cultura, temos manifestações da bruxaria, mas historicamente, do ponto de vista antropológico, isso sequer é Bruxaria… é somente Feitiçaria.


Toda e qualquer utilização da magia através da natureza e com alguma conexão com o sagrado pode ser considerada Bruxaria, mas analisando hoje em dia, com o risco de chegarmos a vários anacronismos quando falamos do passado.


Exemplos.


Uma mulher que vai à igreja, rouba e hóstia e faz um ritual em casa é uma bruxa?

Não, pois ela não está usando nada da natureza, nem vê esta como sagrada. O que ela está fazendo é algo totalmente particular e não tem nada a ver com bruxaria.

Um tiozinho planta uma semente, beija a terra e pede à Deus que a planta cresça forte. É bruxaria?

Sim, pois ele está lidando com a natureza e a vê como sagrada e divina.

Pessoas se juntam em um parque para cantar e dançar em roda, celebrando a mudança das estações e abençoando a si mesmos e seus entes queridos. É bruxaria?

Sim.

Uma pessoa lê um livro do São Cipriano e faz um ritual para fazer crescer um demônio dentro de um vidrinho. É bruxaria?

Não.

Uma garota queima em uma fogueira um papel com o nome do ex-namorado, para que ele a esqueça. É bruxaria?

Sim.

Vocês podem observar que tudo o que é bruxaria tem: magia + ligação com a natureza + conexão com a divindade + intenção. Sem essas quatro coisas, não é bruxaria. A bruxaria é tudo isso junto – uma coisa não é bruxaria sem a outra.


E sim, você pode ser pagã, cristã, budista, hinduísta e bruxa. Geralmente, as bruxas são pagãs, por ser uma simples conseqüência de sua relação íntima com a Natureza. Mas ser pagão não é ser de outra religião. Uma pessoa pode ser pagã e ter a sua religião.


Pagão -> palavra que vem do latim paganus e significa “aquele que vive do campo” ou “que mora no campo”.


Isso porque antigamente esses “pagãos” tinham uma relação toda íntima com a Natureza, dançavam nos campos para as colheitas crescerem etc etc. Esse é o sentido real do termo pagão.


Assim, geralmente as bruxas (e bruxos) são pagãs e vêem as suas divindades na Natureza, mas há exceções.


Buscar o sagrado e conhecer-se bem, reconhecer a sua inteireza com o Universo é o primeiro passo! 
E como essa caminhada é dura gente!!!!
beijos liláses de Gaia

Nenhum comentário: